2020 veio sem manual. E agora, o que esperar de 2021?

17 de dezembro de 2020

Artigo Patricia Braga HC Consulting - O que esperar de 2021
2020 sem dúvidas, marcou a história da humanidade. E agora, o que esperar de 2021?

E de repente 2020, ano par, ano com escrita bonita, 20 + 20. E de repente parece que a Crise política acabou, ou pelo menos teríamos uma trégua. E de repente até teremos um “baita ano, vem 2020.

Se não estou enganada era isso que eu estava pensando em novembro de 2019.

Mas de repente, não mais que de repente, com aproximadamente 76 dias de um ano com 366, parece que o tempo parou. Ou começou tudo andar em câmera lenta.

Começaram as contagens, mostra de gráficos, estatísticas, mas não sobre bolsa, PIB ou dólar e sim, sobre um vilão bem mais desconhecido, corona vírus, o COVID-19.

Coletivas diárias, divergência de informações, pânico, empresas parando, outras tocando a vida, algumas sem saber o que fazer e o covid ganhando força, crescendo nas estatísticas.

E então 2020 começa mostrar sua versão, ou quem sabe várias. Há quem diga que foi um ano de purificação do planeta, um ano para darmos valor ao que podemos perder, ou ao que perdemos, um ano para amar mais, viver com simplicidade.

Um ano para conviver mais com filhos e cônjuges, afinal em tempos de home office é tudo junto e misturado mesmo, escola, trabalho, reunião, almoço, choro de criança, latido de cachorro, panela de pressão chiando.

Mas o Sr. 2020 esqueceu de nos enviar o manual.

Então tivemos que aprender na “marra” as novas regras, o novo jeito de nos comunicarmos, de gerir equipes, de ensinarmos, de visitarmos clientes e familiares.

Tivemos de aprender a abraçar de forma virtual. Fazer charreata para mimarmos as futuras mamães. Com a proximidade do final de ano, as confraternizações das empresas serão on-line e amigos ocultos precisarão ser bem criativos.

E meio a tantos desafios, receios, improbabilidades, algumas certezas marcaram 2020: quando fazemos o que é preciso as coisas se encaixam, a vida continua, a empresa segue seu propósito, resultados são alcançados, conseguimos crescer equipe e fechar o ano com crescimento.

Na HCC, fechamos o ano com percentuais positivos. Nossa equipe mais do que triplicou e fecharemos o ano com mais de 200 projetos executados, dentre eles quase a metade sendo de Executive Search, um bom indicativo para economia.

Também executamos relevantes projetos de cargos e salários, assessment, pesquisas e muitos desenvolvimentos, neste ano, on-line.

Mas agora o que esperar de 2021?

Porque de repente era 16 de março de 2020 e como num piscar de pandemia, digo de olhos, já é dezembro e estamos há poucos dias de gritarmos feliz 2021.

Vou me permitir não fazer grandes planos ou apostas para 2021, mas sei que:

  • a vida continua;
  • o mundo é lindo;
  • conviver e estar ao lado de quem se ama não tem preço;
  • o trabalho continua sendo um grande aliado para conseguirmos um mundo melhor;
  • respeitar os limites do corpo é saudável;
  • aceitar a fragilidade do outro é responsável.

Então Sr. 2021, venha! Estamos prontos para seguirmos em frente, estamos mais fortes, mais preparados, mais estratégicos, prontos para “dobrar a meta”. Continuaremos com nosso plano de expansão e de busca incessante pela entrega com qualidade!

Agradecemos a todos os nossos consultores, equipe de liderança, clientes, fornecedores e familiares por caminharem conosco em 2020, nos vemos em 2021!

..


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Siga-nos nas redes sociais: 
Facebook/ hcconsultingbrasil
Instagram: @ hcconsultingbrasil 
LinkedIn: /company/hcconsultingbrasil
Imagem de perfil de Patricia Braga

escrito por:

Patricia Braga

Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade pela ISAE/FGV. Especialista em formação de Líderes Globalmente Responsáveis. Graduada em Administração de Empresa pela UP, com MBA em Gestão Estratégica de Negócio. Especialista em Metodologia Científica, Planejamento Estratégico, Formação e desenvolvimento de Equipes. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Empresas Nacionais e Multinacionais, com Certificação Master Coach.
Na HC Consulting, atua como Diretora Administrativa e Financeira e na liderança dos projetos de Assessment, Mentoring, Coaching, Consultoria Empresarial e Aconselhamento de executivos.