A hora da retomada: fato ou fake?
No dicionário, um dos significados da palavra RETOMADA, é reconquista. Creio que dificilmente uma palavra expresse tanto o anseio de muitos de nós neste momento.
Em rodas de conversas, atualmente online, a pergunta da moda é: “Será que agora vai?” Na verdade, o que queremos é ter a tão sonhada reconquista de nosso poder de viver, trabalhar, estudar, ter saúde, lazer, tranquilidade. A reconquista do poder de se encontrar, conversar, abraçar… Aliás, que falta faz um abraço para nós latinos…
Mas e aí? 2021, retomamos? Fato ou Fake?
Um dos ensinamentos que a pandemia nos trouxe é de que, dificilmente, podemos cravar algo em pedra.
Numa pesquisa divulgada em fevereiro de 2021 realizada pela Fecomércio/PR e divulgada pela CBN, apontou que mais de 58% dos empresários do Estado estavam confiantes na melhora dos negócios, ainda no 1º Semestre. E o otimismo apareceu em alta em todos os setores pesquisados, inclusive turismo. Como comparação, este mesmo índice estava em 30% em pesquisa anterior (realizada quando estávamos no pico da pandemia em meados de 2020).
Mas, efetivamente voltamos à estaca zero?
Na minha opinião, não!!!!!
Recapitulando rapidamente, após praticamente 09 meses de “abre e fecha” no ano passado, abrimos 2021 com número mais moderado de casos e os hospitais com índices de ocupação mais controlados. Porém, um afrouxamento dos cuidados por parte da população, somados à expectativa de que a vacina “está logo ali” e uma falta de investimentos maior em aumento no número de leitos, a doença voltou a um outro patamar em Março, acendendo a luz de emergência.
Em contrapartida, felizmente este cenário difícil que estamos recentemente, não espelha a realidade que está chegando para os próximos meses.
Os praticamente 15% da população vacinada, adicionados aos pouco mais de 20% que compreende os jovens até 19 anos (onde o vírus tem um grau menor de severidade), totalizam os 35% da sociedade brasileira. Porém, este grupo são menos “economicamente ativos” e que, por consequência, circulam menos (até pelo impacto que tivemos com as escolas fechadas).
Agora, já estamos com a vacinação avançando nos grupos mais ativos no mercado de trabalho. Considerando também que, em breve, parte das escolas retomarão suas atividades presenciais, estes 2 eventos por si só já impulsionam uma retomada. Pois, além de imunizarmos um grupo mais representativo no mercado, a volta as aulas permite que os pais possam ter onde deixar as crianças e voltem com mais intensidade ao trabalho.
Aqui na HCConsulting, por exemplo, neste 1º trimestre de 2021, tivemos uma velocidade 35% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, onde praticamente não tínhamos a pandemia.
Em março, o mês mais crítico da pandemia no Brasil até então, tivemos o maior volume de projetos da história da nossa Consultoria. Estes projetos são de aumento de quadro de funcionários, busca de qualificação e preparação de equipes, além de frentes para adequar e apoiar a empresa a se estruturar para um futuro, próximo, mais promissor.
Somos um termômetro interessante, pois além de trabalhar com diversos ramos da economia, nossos projetos estão diretamente ligados às estruturas e tamanhos de equipe.
Assim sendo, caso não tenhamos um default muito relevante em entrega de vacinas e ainda novas CEPAs que venham a trazer uma nova realidade, É FATO, o Brasil tem tudo para retomar ainda em 2021.
Um último ponto que destaco é o fato de que, à partir do 2º semestre, entraremos no início do período eleitoral. É uma eleição significativa, pois trata-se de diversas escadas do Poder Executivo e Legislativo. Geralmente, é um período no qual muita gente quer e precisa mostrar serviço. Espero que possamos, atrelado ao tema da imunização, colher um próximo ano e meio frutífero. Estamos precisando!
Então, Fato ou Fake?
Fato. Fiquem bem, continuem se cuidando, mas, mãos à obra. Temos tudo para começar a reconstruir.
..
HC Consulting, a evolução do Capital Humano.
..
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.