A hora da retomada: fato ou fake?

28 de abril de 2021

A hora da retomada: fato ou fake?

No dicionário, um dos significados da palavra RETOMADA, é reconquista. Creio que dificilmente uma palavra expresse tanto o anseio de muitos de nós neste momento.

Em rodas de conversas, atualmente online, a pergunta da moda é: “Será que agora vai?” Na verdade, o que queremos é ter a tão sonhada reconquista de nosso poder de viver, trabalhar, estudar, ter saúde, lazer, tranquilidade. A reconquista do poder de se encontrar, conversar, abraçar… Aliás, que falta faz um abraço para nós latinos…

Mas e aí? 2021, retomamos? Fato ou Fake?

Um dos ensinamentos que a pandemia nos trouxe é de que, dificilmente, podemos cravar algo em pedra.

Numa pesquisa divulgada em fevereiro de 2021 realizada pela Fecomércio/PR e divulgada pela CBN, apontou que mais de 58% dos empresários do Estado estavam confiantes na melhora dos negócios, ainda no 1º Semestre. E o otimismo apareceu em alta em todos os setores pesquisados, inclusive turismo. Como comparação, este mesmo índice estava em 30% em pesquisa anterior (realizada quando estávamos no pico da pandemia em meados de 2020).

Mas, efetivamente voltamos à estaca zero?

Na minha opinião, não!!!!!

Recapitulando rapidamente, após praticamente 09 meses de “abre e fecha” no ano passado, abrimos 2021 com número mais moderado de casos e os hospitais com índices de ocupação mais controlados. Porém, um afrouxamento dos cuidados por parte da população, somados à expectativa de que a vacina “está logo ali” e uma falta de investimentos maior em aumento no número de leitos, a doença voltou a um outro patamar em Março, acendendo a luz de emergência.

Em contrapartida, felizmente este cenário difícil que estamos recentemente, não espelha a realidade que está chegando para os próximos meses.

Os praticamente 15% da população vacinada, adicionados aos pouco mais de 20% que compreende os jovens até 19 anos (onde o vírus tem um grau menor de severidade), totalizam os 35% da sociedade brasileiraPorém, este grupo são menos “economicamente ativos” e que, por consequência, circulam menos (até pelo impacto que tivemos com as escolas fechadas).

Agora, já estamos com a vacinação avançando nos grupos mais ativos no mercado de trabalho. Considerando também que, em breve, parte das escolas retomarão suas atividades presenciais, estes 2 eventos por si só já impulsionam uma retomada. Pois, além de imunizarmos um grupo mais representativo no mercado, a volta as aulas permite que os pais possam ter onde deixar as crianças e voltem com mais intensidade ao trabalho.

Aqui na HCConsulting, por exemplo, neste 1º trimestre de 2021, tivemos uma velocidade 35% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, onde praticamente não tínhamos a pandemia.

Em março, o mês mais crítico da pandemia no Brasil até então, tivemos o maior volume de projetos da história da nossa Consultoria. Estes projetos são de aumento de quadro de funcionáriosbusca de qualificação e preparação de equipes, além de frentes para adequar e apoiar a empresa a se estruturar para um futuro, próximo, mais promissor.

Somos um termômetro interessante, pois além de trabalhar com diversos ramos da economia, nossos projetos estão diretamente ligados às estruturas e tamanhos de equipe.

Assim sendo, caso não tenhamos um default muito relevante em entrega de vacinas e ainda novas CEPAs que venham a trazer uma nova realidade, É FATO, o Brasil tem tudo para retomar ainda em 2021.

Um último ponto que destaco é o fato de que, à partir do 2º semestre, entraremos no início do período eleitoral. É uma eleição significativa, pois trata-se de diversas escadas do Poder Executivo e Legislativo. Geralmente, é um período no qual muita gente quer e precisa mostrar serviço. Espero que possamos, atrelado ao tema da imunização, colher um próximo ano e meio frutífero. Estamos precisando!

Então, Fato ou Fake?

Fato. Fiquem bem, continuem se cuidando, mas, mãos à obra. Temos tudo para começar a reconstruir.


..

HC Consulting, a evolução do Capital Humano.

..


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Imagem de perfil de Jean Chiumento

escrito por:

Jean Chiumento

Graduado em Administração, MBA em Liderança Corporativa e Marketing com especializações em Liderança, Formação e Desenvolvimento de Equipes. Coach credenciado pelo Instituto Internacional de Coaching, possui quase 20 anos de experiência em Empresas Nacionais e Multinacionais. A última delas, como Diretor Executivo de um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Na HC Consulting, além da posição de Diretor Institucional, atua na liderança de projetos de Mentoring, Counseling, Assessment e Consultoria Empresarial.