Empresários e líderes também precisam de apoio e aconselhamento!

9 de julho de 2020

Conheça nossos projetos de Aconselhamento e Desenvolvimento de Executivos e Empresários.

Sabemos que as crises podem atingir organizações de todos os tamanhos e segmentos. Por isso, é fundamental que elas estejam com suas equipes bem preparadas para atravessar as eventualidades.

O papel dos empresários e líderes, bem como suas atividades diárias dentro das organizações, também sofrem mudanças constantemente. E elas por sua vez, são sentidas e observadas por todos; dos que fazem parte da empresa direta ou indiretamente aos clientes e fornecedores.

É interessante observar, que mesmo em meio a tanta transformação ou necessidade de transformação diante de uma crise, são poucos os estudos científicos consolidados sobre a questão da prática dos Líderes na atualidade. Mintzberg (1986) diz que “planejar, organizar, coordenar e controlar” estão presentes no vocabulário do administrador desde 1916, por influência de Faiol, contudo não representam toda a atividade desenvolvida por líderes e executivos dentro uma empresa, quem dirá em meio ao caos.

De todo modo, o que veremos neste post é que mesmo em tempos imprevisíveis e delicados, com ações pontuais e o apoio correto, é possível crescer. Mas, é essencial que os tomadores de decisões identifiquem as áreas mais propensas às crises. Para isso, alguns insights são fundamentais:

  • Utilize ferramentas como a Análise SWOT, por exemplo, que ajudam na determinação dos setores, departamentos e até negócios mais fracos e ameaçados externamente e que, assim, requerem atenção redobrada. Com esse tipo de monitoramento pode-se detectar a crise praticamente imediatamente.
  • Outra ferramenta que recomendo veementemente é o “Canvas”, o bom e assertivo preenchimento dessa ferramenta permite categorizar as áreas da empresa, desta forma, fica mais fácil tomar decisões, estabelecer planos de ação e liderar equipe rumo a um objetivo bem definido.  
  • Crie um time focado no gerenciamento da crise, ou comitê de crise. Essa equipe precisa ser composta por representantes de cada setor, sempre com o objetivo de identificarem o problema, levantar todas as possibilidades e construírem juntos probabilidades de soluções.
  • Tome ações rápidas, pois nenhuma ferramenta, nem mesmo a equipe mais competente pode apoiar uma empresa quando as diretrizes não são de ações rápidas e com uma comunicação clara, direta e lógica.
  • Manter o positivismo da liderança e a rotina é outro ponto essencial para passar pelos desafios de uma crise/pandemia. Por vezes, pode ser difícil manter a concentração de todos no trabalho, mas manter a rotina (cada empresa no seu segmento, com suas prioridades) é fundamental para transmitir a todos que a crise será superada, a famosa máxima “vai passar”.

É importante lembrar, que as empresas também passam por desafios internos e externos quando estão enfrentando uma crise. Os mais frequentes são: queda nas vendas e queda na confiança dos colaboradores; menor produtividade e conflito com acionistas e parceiros; comunicação desorganizada e diminuição da fidelidade dos clientes e menor atração dos novos.

Notem que todos estes fatores internos e externos se complementam e outras dúvidas vão surgindo para atormentar empresários e líderes, como questionamentos do tipo:

  • Estou seguro sobre as decisões que tomo em minha empresa?    
  • Consigo ver sob outros possíveis ângulos de visão os desafios que minha empresa enfrenta?
  • A crise/pandemia pode trazer oportunidades estratégicas para minha empresa?
  • É admissível desenvolver ou resenhar um planejamento estratégico neste momento?
  • Por que devo ter um programa de aconselhamento empresarial em minha empresa?

Por isso, diante de tantas perguntas e desafios, incertezas e a necessidade de manter a “roda girando”, a HC Consulting se coloca como aliada no combate à crise, apoiando os líderes na tomada de decisão.

Oferecemos orientações, mentoria e aconselhamento de Professores, Mestre em Governança e Sustentabilidade, ex-Diretores de multinacionais e empresários das mais diversas áreas da Administração, Planejamento Estratégico, Marketing e Recursos Humanos. O programa oferece atendimento remoto e/ou presencial (com todos os cuidados necessários) sobre Gestão e aplicação de ferramentas para a sustentabilidade e perenidade do seu negócio.

Conte conosco! #making the difference

..

HC Consulting, a evolução do Capital Humano.

..


Artigo escrito Patricia Braga
Diretora de Operações - HC Consulting
...
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Imagem de perfil de Redação

escrito por:

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *