Entenda como o Assessment pode fazer a diferença no seu negócio e atuação.

13 de agosto de 2020

A tradução, propriamente dita, é Avaliação. O significado é: ato de avaliar, de mensurar ou determinar o valor.

Você já parou para analisar o significado da palavra Assessment? A tradução, propriamente dita, é Avaliação. O significado é: ato de avaliar, de mensurar ou determinar o valor. E, é exatamente isso que o programa visa, identificar a fundo o seu valor, o da sua equipe e do seu negócio. Se você é um empresário ou um profissional que trabalha em formato CLT ou PJ, o programa de Assessment fará diferença na sua trajetória.

Como empresário, o processo permite conhecer com maior eficiência e critério a sua equipe e seus posicionamentos diante do planejamento estratégico. Tenho certeza de que, independente do tamanho do seu empreendimento ou segmento, certamente a liderança teve que, em algum momento:

  • Tomar decisões importantes quanto a demissões, fusões e abertura de novas frentes de atuação.
  • Sucessão de gestores e estabelecimento de plano de carreira.
  • Âmbito de sucessão familiar e não familiar.
  • Nível de aptidão para reposicionamento e reestruturações.
  • Identificação de necessidade de desenvolvimento e assim por diante.

E, esse projeto, o apoiará de forma eficaz. Afinal, você pode saber como fará para crescer ou ser sustentável, e precisará ter a certeza de qual é a equipe preparada para o acompanhar. Do outro lado da moeda, os profissionais avaliados também serão beneficiados, pois terão a visão clara do que é necessário para evoluir.

Como profissional (formato CLT ou PJ, você pode estar trabalhando ou em busca de novas posições), é crucial ter o seu autoconhecimento para saber aonde está e aonde quer chegar. Esse diagnóstico possibilita mapear seu perfil, comportamento, suas habilidades, potencialidades profissionais e o que está faltando para ser uma pessoa mais preparada e segura diante do seu momento.

O programa ocorre em três principais etapas: entrevista de comportamento, entrevista de negócios e aplicação de ferramentas. Como existem diversas ferramentas (personalidade, competências, inteligência emocional, comportamento, liderança e etc.) é relevante que o avaliador apoie na escolha da mais aderente a sua necessidade para se ter uma devolutiva de sucesso.

O maior segredo para um programa com excelência, é ter profissionais qualificados o conduzindo. Saliento que, antes de iniciar o assessment, observe se foi realizado o diagnóstico da sua empresa ou atuação profissional. Algumas perguntas básicas precisam ser realizadas pelo condutor. Como por exemplo:

  • Qual o objetivo da empresa com o projeto?
  • Qual o planejamento estratégico e em que momento a mesma se encontra?
  • Qual o nível de desenvolvimento que anseia?
  • Possui programas estratégicos desenhados, como cargos e salários, pesquisa de clima organizacional, PAT (programa anual de treinamento), entre outros?  
  • As posições avaliadas, possuem competências definidas?
  • O que espera alcançar ao final do programa?

Com as respostas, o fornecedor desenhará o melhor formato. Em resumo, é um processo de percepção e avaliação, por isso, as pessoas que forem conduzir o trabalho são o ponto chave desta ação.

Para escolher um bom fornecedor para o programa, tenha a certeza de que o mesmo identificou a sua realidade x necessidade x metodologia assertiva. Confira a equipe que fará parte, será um diferencial ter no mínimo dois condutores visto que a avaliação é dividida em perfil e negócio. Com vivência prática e um leque vasto de ferramentas para escolher a que melhor atende ao seu cenário. E lembre-se, além de saber o que é assessment é primordial compreender seu propósito.

A HC Consulting possui experiência nesse mercado e consolidação de 6 anos, nosso Programa de Assessment, conta com uma equipe de extrema qualidade, com as mais contemporâneas ferramentas, além de entrevistas por competências e de negócios, que complementam o diagnóstico e permitem traçar uma fotografia assertiva.

Conte conosco! #making the difference

..

HC Consulting, a evolução do Capital Humano.

..


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Imagem de perfil de Nayara Nocera

escrito por:

Nayara Nocera

Graduada em Psicologia pela PUC-PR com Pós-Graduação em Gestão da Psicologia Organizacional e Especialista em Formação e Desenvolvimento de Equipe e Carreira, Orientação Profissional e Planejamento Estratégico. Master Coach pela SLAC, com Formação Internacional em Inteligência Emocional. Possui 10 anos de experiência em DHO, em empresas nacionais e multinacionais, como Ambev e Coca Cola. Hoje, é Diretora da HC Consulting em Maringá, à frente de projetos de Consultoria Empresarial, Executive Search, Assessment, Desenvolvimento de Líderes e Equipe, Coaching, entre outros