Research: a importância de Pesquisa na tomada de decisão
A interpretação do que é e para que servem as pesquisas, está muito atrelado ao estágio de vida e perfil da pessoa.
Muito provavelmente para um estudante, pesquisa está atrelado à consulta de biografias. Para farmacêuticos, certamente teremos muita gente falando em pesquisas científicas.
Contudo é necessário saber que as pesquisas estão mais no nosso cotidiano do que imaginamos.
Hoje, ao buscar um calçado, por exemplo, fazemos pesquisa à respeito da qualidade do produto, da credibilidade da marca e também as lojas que possuem os melhores preços.
E você sabia que, para que esta empresa que produziu este tênis, neste tamanho, neste modelo, nesta cor, para vender a este preço e nesta região, nós tivemos incontáveis pesquisas? Certamente encontraremos pesquisas de mercado, de tendência, de comportamento, quantitativas, qualitativas e por aí vai.
As pesquisas têm objetivo de identificar a eficácia de determinada vacina, de prever qual será o candidato que vença determinada eleição e, também, saber a opinião que nossos clientes têm a respeito de nossa empresa, nossos produtos e nossos serviços.
Cada vez mais, empresas têm investido nestas frentes, buscando valorizar a experiência com cliente (seja ela B2B ou B2C), descobrir potenciais tendências que as façam sair na frente ou até mesmo, entender internamente como seus colaboradores pensam e agem sobre determinadas circunstâncias.
Eu, por atuar numa Consultoria de RH, muito provavelmente vocês devem imaginar que eu tenho tendência a gostar e me identificar somente com as famosas pesquisas de clima organizacional. Certo? Errado.
A essência de nossa Consultoria é buscar ALAVANCAR a PERFORMANCE das Companhias, através do Capital Humano. Assim, as pesquisas têm tomado muito espaço e um nível de assertividade impressionante.
Um pouco do que temos construído através do HC Research:
- Pesquisa de Perfil Profissional: Qual perfil mais bem encaixado para determinada posição;
- Pesquisa Salarial: Quais seriam as faixas salariais adequadas para se conciliar competitividade, atratividade, retenção, mas também rentabilidade;
- Pesquisas Internas: Além das absolutamente necessárias pesquisas de clima organizacional, temos pesquisado sobre as tendências de comportamento e aspirações internas que a empresa deveria começar a olhar e se preocupar. Além das pesquisas de relacionamento entre Áreas, das equipes em relação aos seus líderes e até as que envolvem debate para criação de Missão, Visão, Valores.
- Pesquisas Externas: Impressionante como estas agregam à empresa. Pesquisas em relação a como os concorrentes agem, mas também principalmente O QUE os clientes QUEREM, e como eles OS AVALIAM, têm trazido insights importantes para avançar.
Um equívoco que costumeiramente se tem, é de achar que as pesquisas serão longas, que envolvem altos custos e a operacionalização é complexa. Além de achar que vai desgastar o cliente.
Muito pelo contrário. Do ponto de visto de metodologia e ferramentas, o mercado vem se reinventando. Hoje até QUIZZ e enquetes em redes sociais como o INSTAGRAM, somente utilizando fotos e likes, podem trazer respostas interessantíssimas.
Por outro lado, do consumidor, estes cada vez mais estão dispostos a participar e, tem gostado das atitudes das empresas em buscar se manterem num alto padrão de qualidade e de novidade.
Assim sendo, se você atua numa empresa na qual vocês desenvolvem poucas pesquisas, atenção, você pode estar perdendo muita coisa.
Nos procure para entender um pouco mais para saber como podemos te apoiar.
HC Consulting, a evolução do Capital Humano.
..
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.