Treinamentos mais eficazes com a metodologia 6Ds

12 de março de 2020

Treinamentos mais eficazes na HC Consulting
Não basta treinar, o treinamento precisa ser responsável.

Entenda como metodologias contemporâneas baseadas num fluxo de aprendizado mais completo, como a metodologia 6DS, tornam os Treinamentos mais eficazes para equipes, líderes e organizações.

As empresas sofrem mudanças a todo tempo e em todos os sentidos, sempre na tentativa de continuarem competitivas, lucrativas, eficientes e retendo os melhores profissionais.

As empresas, por meio das suas práticas educacionais, evolutivas e construtivas podem influenciar os Líderes, os liderados, fornecedores e clientes na construção de uma visão de treinamentos globalmente responsável, ou seja, de uma empresa que se preocupa com o capital humano e está sempre atenta a capacitar todos, e da forma correta.

Não é incomum as empresas montarem treinamentos com foco exclusivamente no aumento da produtividade e da eficiência, e por vezes não olharem o todo, esquecendo o mais relevante: as pessoas e suas formações.

Para conseguir a superação desse desafio a transformação precisa começar “hoje, aqui e agora”.

Os Treinamentos da HC Consulting são pautados nas premissas do:

Conhecimento: é o saber, dominar um determinado assunto.

Habilidade: é saber fazer na prática, transformar todo o conhecimento que possui na teoria que foi estudada em ações e que tragam valor à empresa.

Atitude: é a iniciativa, fazer algo antes mesmo de ser solicitado, entender a demanda e ter proatividade para fazer acontecer. Ficar atento às demandas da empresa e se antever às soluções.

Neste artigo daremos destaque a metodologia 6Ds, que visa criar uma rotina dentro das organizações a fim de estabelecer fluxo de aprendizado que transformam a educação corporativa em resultado para o negócio.

Na figura abaixo será possível conhecer os 6Ds e seus principais focos:

Base na Metodologia 6Ds

Fonte: Elaborado pela autora com base na Metodologia 6Ds, de Wick; Pollock e Jefferson (2011, p. 13)

Visando a importância da capacitação dos profissionais, sobretudo nos dias de hoje, treinar vai além de falar sobre um ou outro assunto, treinar envolve aprendizado, prática, experiência. Treinamento precisa ser visto como Educação, precisa ser parte da engrenagem do dia a dia das organizações.

Vejamos como os quatro fundamentos da Educação que, de forma responsiva, se relaciona a Educação Empresarial, com consciência e verdadeiro significado da missão profissional. São eles:

  • Aprender a conhecer
    Este tipo de aprendizagem visa o interesse, o querer estar aberto para o conhecimento.
  • Aprender a fazer
    Possivelmente o mais desafiador dos quatro fundamentos, pois é necessário ter ousadia, coragem para executar algo, correr risco, arriscar o tempo todo, mesmo que haja dúvida e receio de errar.

    Dentro das organizações não é diferente, as dúvidas atormentam os líderes todos os dias. Como ensinar/orientar as equipes a fazerem suas atividades da forma adequada aos seus conhecimentos e habilidades? Como extrair o melhor de cada profissional tornando-os mais produtivos e eficientes?
  • Aprender a conviver
    Habituar-se diariamente com o conflito que, por vezes, pode ser a convivência. É também a busca incessante pelo respeito aos valores do próximo.
  • Aprender a ser
    Firmar o propósito para viver. Não negligenciar nenhuma potencialidade.

Stephen Covey diz, “um dos hábitos de pessoas altamente eficientes é que elas começam algo com o fim em mente”.

Todos os Treinamentos construídos pela HC Consulting objetivam atender o propósito de cada empresa, onde o foco é a melhor absorção dos assuntos trabalhados e maior aderência às práticas pós treinamento.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os Treinamentos que compõem o HC Academy. Vamos juntos fazer a diferença!

..


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Imagem de perfil de Patricia Braga

escrito por:

Patricia Braga

Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade pela ISAE/FGV. Especialista em formação de Líderes Globalmente Responsáveis. Graduada em Administração de Empresa pela UP, com MBA em Gestão Estratégica de Negócio. Especialista em Metodologia Científica, Planejamento Estratégico, Formação e desenvolvimento de Equipes. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Empresas Nacionais e Multinacionais, com Certificação Master Coach.
Na HC Consulting, atua como Diretora Administrativa e Financeira e na liderança dos projetos de Assessment, Mentoring, Coaching, Consultoria Empresarial e Aconselhamento de executivos.